cover
Tocando Agora:

Telas são inimigas da boa qualidade do sono

Central de Noticias

Telas são inimigas da boa qualidade do sono
Telas são inimigas da boa qualidade do sono (Foto: Reprodução)

Telas são inimigas da boa qualidade do sono. 

Uma noite ruim de sono pode trazer uma série de prejuízos que vão desde falta de atenção até má performance nas tarefas do dia a dia. Na vida moderna, os muitos estímulos que recebemos, principalmente vindos das telas de celulares e outros dispositivos eletrônicos nos fazem dormir cada vez menos.


A Dra. Maria Fernanda Naufel, que é Nutricionista, Doutora em nutrição pela UNIFESP, Pós-Doutoranda e integrante da Associação Brasileira do Sono fala sobre os efeitos do repouso de má qualidade: "Uma noite de sono ruim, a restrição de sono e, muitas vezes até pelo trabalho, dormindo menos do que o necessário, diminui muito o rendimento no dia seguinte. E se essa qualidade ruim do sono for crônica, diminui o rendimento a longo prazo, piorando a memória e o aprendizado"


Um dos grandes rivais do bom sono são as telas de celulares, que bloqueiam a produção da melatonina, o hormônio do sono. "Como ficamos muito na frente de telas, isso também tem bloqueado a produção da melatonina. No caso de crianças, isso prejudica o ensino, o aprendizado, a memória e aumenta o estresse e a ansiedade", explica a doutora. "Então, o sono é fundamental porque é restaurador e ajuda também no bom rendimento nos estudos, no trabalho e no dia a dia"


A doutora Maria Fernanda Naufel conclui deixando dicas para que o sono seja melhor no dia a dia: "devemos evitar ficar na frente de telas, principalmente à noite, da mesma forma que não se deve deixar que as crianças fiquem durante a noite na frente do computador, do celular, do tablet, porque isso vai bloquear a produção adequada da melatonina. Então a noite a gente deve evitar as telas e também procurar dormir num quarto escuro sem a TV ligada, porque isso vai então melhorar a produção da melatonina e auxiliar na qualidade do nosso sono, deixando então o nosso dia mais produtivo, porque o sono vai ser mais restaurador".


A Central de Notícias da Rádio Jaraguá-LBR é uma iniciativa do Projeto Não se Cale!. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comentários (0)