cover
Tocando Agora:

Estudos comprovam que atividade física aumenta qualidade e expectativa de vida e reduz risco de morte

Central de Noticias

Estudos comprovam que atividade física aumenta qualidade e expectativa de vida e reduz risco de morte
Estudos comprovam que atividade física aumenta qualidade e expectativa de vida e reduz risco de morte (Foto: Reprodução)

Estudos comprovam que atividade física aumenta qualidade e expectativa de vida e reduz risco de morte. 

Personal trainer fala sobre os benefícios da atividade física e ressalta a necessidade dela fazer parte da rotina da população.
Um estudo publicado na Nature indica que atividades físicas como subir escadas, brincar com crianças ou correr para pegar o ônibus reduz significativamente o risco de morte precoce.


A pesquisa avaliou mais de 25 mil pessoas que não praticam exercícios físicos no tempo livre, e quem realiza atividades intensas por um minuto a dois minutos, três vezes ao dia, têm risco menor de morrer por causas diversas (39%), por câncer (30%) e por doenças cardiovasculares (49%).


Para falar sobre a importância da atividade física diária conversamos com o personal trainer, Rogério Rocha Santos. De acordo com ele, a atividade física é fundamental, pois comparado à vida sedentária há uma enorme diferença: “A vida sedentária faz muito mal para a saúde, é péssima para o ser humano, já a vida com atividade física melhora a sua vida como um todo, melhora seu organismo, sua saúde cardiovascular, circulação, melhora o metabolismo, assim dificulta o ganho de peso, melhora a disposição, memória, humor, criatividade, melhora até seu sono. E não menos importante a estética, que é muito importante para a autoestima da pessoa”, afirma ele.


Rogério ressalta ainda que o ser humano, não foi criado para ficar parado em uma vida sedentária. “Se a gente colocar o nosso passado bem lá para trás, o ser humano não foi criado para ficar parado em uma vida sedentária. O ser humano precisava sair para cassar, buscar água, tinha uma vida muito ativa. A gente não tinha pessoas obesas em um passado mais antigo. Em um passado mais recente, a média do ser humano era no mínimo 10 mil passos por dia, hoje a média do ser humano, não chega nem a 10% disso, se muito 2 mil passos por dia, com isso a gente já consegue observar na população, o quanto ela está obesa trazendo diversos riscos pra saúde”, diz ele.


De acordo com Rogério é fácil perceber o quanto a atividade física é necessária, deixou de ser algo supérfluo, deixou de ser uma escolha, e hoje é obrigatório: “o ser humano tem por obrigação fazer uma atividade física para ter uma vida mais saudável e consegui viver por mais tempo saudável”, afirma ele.


A Central de Notícias da Rádio Jaraguá-LBR é uma iniciativa do Projeto Não se Cale!. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comentários (0)