cover
Tocando Agora:

Ministro explica programa Crédito do Trabalhador

Governo federal lançou no dia 21 de março, a linha de crédito consignado para trabalhadores celetistas.

Ministro explica programa Crédito do Trabalhador
Ministro explica programa Crédito do Trabalhador (Foto: Reprodução)

Governo federal lançou no dia 21 de março, a linha de crédito consignado para trabalhadores celetistas. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, até as 18h do dia 23 de março, foram registrados 40,18 milhões de pedidos de simulação na Carteira de Trabalho Digital. Desse total, 4,5 milhões geraram propostas de empréstimo, com 11.032 contratos formalizados.
Esses dados mostram a demanda por crédito acessível entre os trabalhadores brasileiros. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, comemorou o resultado positivo da medida. No entanto, reforçou a necessidade de avaliar com atenção as condições antes de assinar qualquer contrato.
“Tenho muita honra de ser a pessoa que apresentou essa modalidade ao presidente Lula em 2003, mas que infelizmente não foi disponibilizado a todos os trabalhadores privados do país (naquela época) porque tinha uma necessidade do empregador fazer um contrato com as instituições financeiras do país e poucas empresas fizeram, uma ordem de 3, 8 milhões de trabalhadores que tinham acesso a esses convênios.
De acordo com o ministro, o governo Lula pediu no começo da sua gestão atual a democratização do acesso ao crédito e destacou a necessidade desta facilidade chegar a todos os trabalhadores e trabalhadoras assalariado com carteira assinada. “Ou seja, todos os trabalhadores e trabalhadoras que têm carteira assinada: o assalariado rural, mesmo que seja assalariado pessoa física, assim como o assalariado do MEI, o frentista do posto de gasolina, a trabalhadora doméstica, do serviço, da indústria poderão solicitar este crédito, mas tenham paciência, só tome em caso de extrema necessidade para trocar uma dívida cara por uma mais barata ou para fazer para fazer um investimento que você realmente esteja precisando”, aponta o ministro Luiz Marinho. 



A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Temporal: uma ameaça aos povos originários do Brasil”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comentários (0)