O IMS RECEBEU O FESTIVAL “É TUDO VERDADE: 30o FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS”
O Festival “É Tudo Verdade” encerrou no último dia 13 de abril de 2025

Reportagem: Caroline Rossetto
O Festival “É Tudo Verdade” encerrou no último dia 13 de abril de 2025. Criado pelo crítico de cinema e jornalista, Amir Labaki, teve a sua primeira edição em 1996.
Desde então, é realizado anualmente e simultaneamente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores eventos do gênero cinematográfico da América Latina, devido a sua relevância no meio, são exibidos curtas e médias metragens que disputam competições tanto nacionais quanto internacionais.
Esse ano, os vencedores foram o documentário “Copan”, com direção de Carine Wallauer, que ganhou com a categoria Audiovisual Não-Ficcional. O documentário retrata a vida dos condôminos e funcionários desse icônico edifício, que foi projetado pelo célebre arquiteto Oscar Niemeyer. Ao todo são mais de 1000 apartamentos, sendo que 2000 mil pessoas são moradoras, além de ter uma área comercial badalada, com 72 lojas de todas categorias.
O Melhor Curta Metragem Brasileiro foi Sukandé/Kasaká/Terra Doente de Fred Rahal que tratou de uma maneira sensível em relação a devastação gerada pelo agronegócio em terras indígenas.
A estudante de Letras, Manuela Nagamine, nos contou o que achou do festival:
“Eu acho que é um Festival bem importante. É um dos poucos espaços, pelo menos um dos mais conhecidos, em que a gente pode assistir tantos documentários, principalmente de fora. Mas, mesmo de dentro, os documentários não são tão conhecidos assim, como os filmes de ficção. Não são celebrados, talvez. Eu acompanho desde o ano passado, que eu venho mais. Meus pais são documentaristas. Eles vem desde sempre. Eu acho muito importante esse acesso e tem documentários que a gente nunca ia ver na vida, o que não entram em circulação”, diz ela.
Os filmes vencedores estarão disponíveis no Itaú Cultural Play até o dia 30 de abril de 2025.
A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Temporal: uma ameaça aos povos originários do Brasil”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comentários (0)