cover
Tocando Agora:

COM FROTA ELÉTRICA EM EXPANSÃO, SÃO PAULO DEBATE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO TRANSPORTE PÚBLICO.

Com quase mil veículos em circulação, a capital paulista discute os desafios futuros da transição energética.

COM FROTA ELÉTRICA EM EXPANSÃO, SÃO PAULO DEBATE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO TRANSPORTE PÚBLICO.
COM FROTA ELÉTRICA EM EXPANSÃO, SÃO PAULO DEBATE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO TRANSPORTE PÚBLICO. (Foto: Reprodução)

Reportagem: Caroline Rossetto e João Montoza


Com o certificado Município Verde Azul, a cidade de São Paulo é considerada uma das maiores referências sobre ações sustentáveis para o clima e o meio ambiente. No combate às mudanças climáticas, São Paulo ganhou mais de 120 novos ônibus elétricos para transportar a população da capital em todas as regiões da cidade.

Em um evento nesta terça-feira (23), o prefeito Ricardo Nunes se reuniu com autoridades no Memorial da América Latina, para a cerimônia de abertura do seminário “Caminhos para a Eletromobilidade Urbana em São Paulo” para debater os caminhos da energia sustentável e a transição energética para o setor de transportes públicos. Agora, a frota municipal possui mais de 760 novos ônibus elétricos movidos a bateria, mais 201 trólebus, totalizando quase 1000 veículos sustentáveis.

Em coletiva, Ricardo Nunes falou sobre a meta da quantidade de ônibus elétricos que vão circular pela cidade até o final do ano.

“A nossa meta é 2200 ônibus. Esse ano, a gente vai chegar até o início da COP, em mil ônibus eletrificados na cidade e até dezembro, teremos mais 200 ônibus até o final deste ano. Eu acho, que pelo modelo que desenhamos, essas vantagens, o financiamento e a indústria tendo capacidade de produção, a gente consegue avançar. O desenho do modelo está feito, ele é auto sustentável”

Ricardo também reiterou a dificuldade de distribuição de energia por parte da fornecedora da cidade, que tem cometido erros devido à falta de estrutura. O poder municipal tem procurado maneiras de viabilizar e carregar a frota.

A estudante Caroline Oliveira, pega transporte elétrico duas vezes por semana e nos contou como é a sua experiência:

“Eu achei bom. Ele é bem menos barulhento do que o comum, né? Acho que ele faz bem para a cidade de São Paulo, considerando a quantidade de ônibus que tem aqui na cidade. Acho que o único problema que ele tem é a quantidade de cadeiras que diminuiu em comparação ao ônibus comum. Mas fora isso, todo mundo se adaptou bem. Ele é bem mais cuidado", diz ela.

Os debates que continuaram durante o dia, também abordaram as novas perspectivas também para motos, bicicletas e patinetes elétricos, reafirmando a cidade de São Paulo como uma das maiores referências da América Latina em mobilidade urbana.

A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Temporal: uma ameaça aos povos originários do Brasil”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comentários (0)