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Obras da linha 6-Laranja do Metrô gera expectativa na população apesar do transtorno

O projeto que interligará a região noroeste ao centro, tinha entrega prevista para 2025, porém alguns desafios impactam o cronograma.

Obras da linha 6-Laranja do Metrô gera expectativa na população apesar do transtorno
Obras da linha 6-Laranja do Metrô gera expectativa na população apesar do transtorno (Foto: Reprodução)

O projeto que interligará a região noroeste ao centro, tinha entrega prevista para 2025, porém alguns desafios impactam o cronograma.

Por Gabriel Nassif



As obras da nova linha de metrô em São Paulo, a Linha 6-Laranja, têm gerado grandes expectativas para a mobilidade urbana da capital. O projeto interligará a região noroeste ao centro, passando por bairros como Brasilândia, Cachoeirinha e Santa Marina.
Inicialmente, a entrega estava prevista para o ano de 2025, porém desafios recentes podem impactar esse cronograma. Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), problemas na obtenção de licenças e impactos ambientais, têm causado atrasos.
Para a população que depende diariamente do transporte público, o atraso na entrega da obra gera diversos transtornos. De acordo com Samuel Trindade, morador da Brasilândia, a não entrega da nova linha piora o trânsito e dificulta ainda mais a locomoção.
“Eu moro na Brasilândia próximo a um dos acessos da linha 6 do metro”, comentou Samuel. “Essa obra está sendo feita do lado de uma avenida e por ser uma avenida de grande fluxo, acaba atrapalhando um pouco o trânsito quando eles levam algum maquinário ou algum equipamento grande”, explicou.
Em agosto de 2024, o governo do Estado de São Paulo reforçou seu compromisso com a conclusão da obra e anunciou medidas para acelerar o processo. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos destacou parcerias públicas e investimentos adicionais para reduzir o tempo de execução e manter o prazo revisado de 2025.
Samuel conta que se a obra já estivesse concluída, a nova linha seria uma alternativa para chegar mais rápido ao trabalho. “A maioria dos empregos não ficam na região da Brasilândia. Se essa linha já estivesse pronta eu chegaria em questão de 20 ou 30 minutos”, esclareceu.
Relatórios da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Transportes (Abifer) apontam que a obra está 70% concluída. Especialistas afirmam que, com a continuidade das ações de mitigação e aumento da mão de obra, o prazo de 2025 pode ser cumprido, mas é essencial manter a transparência e o monitoramento.
A nova linha de metrô é fundamental para melhorar a acessibilidade e diminuir o trânsito em São Paulo, impactando positivamente a qualidade de vida. O cumprimento do prazo depende de planejamento eficaz e superação dos desafios encontrados.


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